Amburana.com, loja da cachaça de alambique

Artigos

Cachaça Mato Dentro, conheça mais sobre essa destilaria do Vale do Paraíba e seus desafios para 2016

Print Friendly

Aparecida Cembranelli, uma das proprietárias da destilaria Mato Dentro, fala sobre o surgimento da aguardente e das diretrizes que norteiam a produção da bebida para 2016.

Cachaça Mato Dentro - São Luis do Paraitinga

Dona Aparecida recebendo a gente do Mapa da Cachaça

Aparecida Cembranelli tem a voz calma. Serenidade também observada na forma como toca os negócios. Ela e seu marido, Rômulo Cembranelli, são os proprietários da destilaria Mato Dentro, localizado na cidade São Luiz do Paraitinga, interior de São Paulo. O empreendimento é responsável pela produção de quatro aguardentes e um licor.

Em entrevista ao site Mapa da Cachaça, Aparecida falou como o alambique surgiu e revelou as diretrizes que acompanham o empreendimento desde os anos 80. Comentou também as dificuldades advindas da mudança da tributação das bebidas quentes. Confira abaixo trechos do bate-papo.

Cachaça Mato Dentro de São Luiz do Paraitinga

Família Cembranelli, produtores da cachaça Mato Dentro de São Luis do Paraitinga

A história da cachaça Mato Dentro teve início em 1987, como foi isso?

Aparecida Cembranelli: Surgiu como um hobby. Nós a produzíamos aqui (São Luiz do Paraitinga), mas morávamos em Santo André. A gente vinha todo final de semana. Começamos com um alambique bem pequeno. Fomos vendendo para comerciantes e o negócio cresceu. Em 2000, nos aposentamos de vez e viemos para cá.

Era um hobby que a gente tinha esperança que desse lucro. Não foi só por divertimento, era um investimento. Nós investimos até hoje. Colocamos dinheiro nosso e fomos devagar. Somos aposentados, então tivemos cautela. Isso foi muito importante.

Os novos rótulos da cachaça Mato Dentro

Uma nova cara para os rótulos da cachaça Mato Dentro

Vocês inovaram na embalagem, garrafa e rótulos nos últimos anos. A que se deve isso?

AC: É para atender melhor a clientela. Por muito tempo, a gente usou litros reciclados. Depois, mudou. Tem garrafa mais sofisticada para quem quer dar um presente. Tem embalagem mais simples para quem quer aguardente para fazer caipirinha.

Rótulos antigos da Cachaça Mato Dentro

Os tradicionais rótulo e garrafa

Vocês afirmam que a sustentabilidade e o uso de mão de obra local são princípios que guiam o empreendimento. Como isso pode ser visto no processo de produção?

AC: A sustentabilidade está com a gente desde o começo da cachaça Mato Dentro. Não nos interessa o industrial. O bagaço de cana, por exemplo, é reutilizado na adubação dos canaviais. Assim, como todo vinhoto. Não fica jogado, não vai para o rio. Sobre a mão-de-obra, todos os funcionários aprenderam conosco, moram aqui perto. Construímos uma relação. Nossa cachaça levou o nome da cidade para o mundo inteiro. As autoridades falam isso.

Cachaça Mato Dentro de São Luiz do Paraitinga

Mão-de-obra local na produção da cachaça de alambique

Vamos agora falar de 2016. Quais são os planos da destilaria Mato Dentro para este ano?

AC: Estamos muito preocupados com a tributação estadual e federal. Dá a impressão de que eles querem que a cachaça artesanal desapareça do mercado. Muitos alambiques estão sendo fechados e estamos nos organizando neste novo momento.

Amburana.com, loja da cachaça de alambique
Rotulos de Cachaça
Mapa da Cachaça

Mapa da Cachaça

Somos uma referência cultural, histórica e sensorial sobre cachaça. Gosta de cachaça boa? Então siga o Mapa da Cachaça.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários

1 comentários

  1. Sagarana é uma cachaca produzida pela fazenda maria da cruz é muito boa e nao aparece nos relatorios . Porquê?