Cachaça de Salinas ganha selo de Indicação Geográfica do INPI

Selo Indicação Geográfica da Cachaça de Salinas pelo INPI

O Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) concedeu o título de indicação geográfica à cachaça produzida nos alambiques de Salinas no dia 17 de Julho de 2012. Agora, todas as cachaças merecedoras do título receberão um selo garantindo a sua origem e qualidade, dessa forma, agregando valor ao produto e protegendo o consumidor.

A fama de Salinas como importante pólo produtor de cachaça artesanal de qualidade vem dos anos 70, com o reconhecimento da Cachaça [cachaca id=”3302″]Havana[/cachaca], de Anísio Santiago, como uma das melhores do país. Desde então, diversos produtores foram motivados a construírem seus alambiques na região, criando um padrão de qualidade e produção, como o envelhecimento das cachaças em bálsamo, madeira que dá a cachaça uma coloração amarelo-ouro e um gostinho de anis.

A medida servirá para valorizar a cachaça de Salinas no mercado interno e externo, aumentando o potencial de exportação da cachaça, como afirma o presidente da APACS, Nivaldo Gonçalves Neto, “O selo vai possibilitar distinguir a autêntica cachaça de Salinas e abre as portas para os Estados Unidos e, principalmente, para a Europa”.

Salinas é a segunda região brasileira reconhecida oficialmente pelo INPI como indicação de procedência para produção de cachaça. A primeira foi Paraty, no estado do Rio de Janeiro, feito que incentivou a produção e venda da cachaça local.

Além de Salinas, o reconhecimento do INPI abrange uma área total de 2.541,99 km, incluindo outros municípios como Novorizonte, Rubelita, Taiobeiras, Santa Cruz de Salinas e Fruta de Leite.

Mapa da Cachaça

Mapa da Cachaça

O Mapa da Cachaça é uma premiada plataforma multimídia com o objetivo de compartilhar informações sobre a cultura, história, aromas e sabores do destilado brasileiro.

Compartilhe esse artigo

Share on whatsapp
Share on email
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest

O que recomendamos

Mais do Mapa da Cachaça

Adicionar um comentário

Já se inscreveu no Mapa da cachaça?

40 mil já fazem parte da nossa comunidade.

Se inscreva agora e receba no seu e-mail 5 aulas sobre cachaça!