Cachaça é ótima opção para os brindes do fim do ano. Confira algumas dicas de harmonização para Natal e Reveillon

  • Publicado 7 anos atrás

Chega o fim do ano e é sempre a mesma coisa: qual vinho harmoniza com o quê? Espumantes ficam incríveis ao lado da piscina, não ficam? Ainda assim, você quer cair na rotina e investir novamente neles? É fim de ano, época de arriscar e viver novas emoções. Por conta disso, que tal apostar em experiências muito mais divertidas e combinar sabores novos e inusitados?

Conversamos com o especialista Felipe Jannuzzi e ele selecionou alguns dos principais sabores do fim do ano, como peru, bacalhau e panetone. Para cada uma dessas delícias, dicas fundamentais.

Peru

Peru de Natal

Seu Peru de Natal nunca mais será o mesmo

A ave costuma ser servida com molhos agridoces. Portanto, uma cachaça intensa no nariz, sem ser enjoativa, é pedida certeira. Para acompanhar durante todo o jantar e não cansar, invista na Cachaça Tabaroa, que é envelhecida em carvalho europeu (tonel de 250 litros) e de bálsamo (5 mil litros). Ela apresenta um blend completo que contribui com o tempero das madeiras e o corpo da bebida para esta carne que é considerada leve.

Bacalhau

Bolinho de Bacalhau

Frituras com cachaça não tem como dar errado.

Este com certeza é o grande rei entre os pescados do fim de ano. Em versão de bolinho frito, o casamento do peixe com cachaça é imbatível. A receita da friturinha funciona como boa entrada, antes da ceia, e casa perfeitamente com cachaças armazenada em amendoim. Procure por rótulos que tragam frutas ao nariz, que tenham boa picância na boca e corpo presente. Uma opção interessante é a Mato Dentro Amendoim.

Panetone

Panetone

O clássico natalino! Uma dica também é acompanhar uma bola de sorvete de creme e usar a cachaça como uma cobertura etílica especial.

A cachaça Terra Vermelha é rica em sabores que remente a frutas cristalizadas e tem ótima harmonia junto ao pão de natal. É armazenada por 6 anos em jequitibá-rosa, o que desperta aromas de baunilha, mas mantém a presença vegetal da cana-de-açúcar. Na boca, ela começa doce e termina com uma sensação levemente amarga. Experiência semelhante a de quando comemos aquelas laranjas cristalizadas (habitualmente servidas junto ao café) e que, na receita original do panetone, também está presente na massa.

Chocotone

Chocotone

Para quem não gosta do tradicional panetone, a versão com chocolate comporta uma harmonização com cachaça envelhecida em amburana.

Para os formigões de plantão, que preferem a versão “menos light” do pão natalino, ótima pedida é a cachaça Da Quinta Amburana. Por conta da madeira, aromas de baunilha estão presentes e irão combinar muito bem com o doce. A madeira também aportar canela ao destilado que enriquece ainda mais a experiência com o chocotone, pois adiciona um toque de especiarias e picancia.

Mousse de chocolate

Mousse Chocolate do Mocotó

Mousse de chocolate meio amargo combina com cachaças envelhecidas em bálsamo, faça o teste.

Por aqui, a pedida é o bálsamo, não tenha dúvida. Devido à grande doçura das sobremesas, é preciso uma cachaça que traga especiarias e uma leve adstringência, o que é fácil de encontrar na Cachaça Havaninha.

Frutas (pêssego, manga, abacaxi e passas)

Caipirinha Frutas Amarelas

Vamos falar a verdade… Não importa a época do ano para tomar uma boa caipifruta!!!

Amadas por uns e odiadas por tantos outros, as frutas que estão presentes no arroz podem ser destinadas a um fim mais nobre: uma caipirinha de frutas amarelas. Utilize uma aguardente Rainha Paraibana e brinde à família com uma opção de fazer qualquer um pedir bis.

Rabanada

Rabanada

Geralmente o pessoal come rabanada no café-da-manhã, mas se decidir comer mais ao longo do dia uma cachaça pode ser uma boa companhia.

Por aqui também não temos dúvida: amburana! Utilize uma versão pesada e adocicada da bebida, caso da Harmonie Schnapps Amburana.

Salpicão

Salpicão

O prato de entrada pode acompanhar também uma cachacinha mais leve e sem envelhecimento.

Uma das “saladas” mais famosas no natal brasileiro, o salpicão traz vários sabores complexos. Entre eles, salsão e uvas passas pedem por cachaças mais vegetais, sem muita madeira, e que tragam frescor e uma sutil lembrança agridoce. A Encantos da Marquesa Blend de Canas é tiro e queda. Uma dica importante é deixar a cachaça descansar no copo, pois ela desenvolve sabores que lembram pepino e conserva.

Coleções

Uma seleção dos melhores artigos do Mapa da Cachaça em diferentes tópicos

Produção de cachaça

30 artigos

Envelhecimento de cachaça

15 artigos

História da cachaça

12 artigos

Como degustar cachaça

18 artigos

Coquetéis clássicos

14 artigos

Cachaça e Saúde

7 artigos

O melhor da cachaça no seu e-mail

Assine o Mapa da Cachaça

loading...