Artigos

A Revolta da Cachaça

Print Friendly, PDF & Email

A Revolta da Cachaça foi um dos primeiros movimentos de insurreição nacional contra a Coroa Portuguesa

Nos período colonial, a produção de cachaça era uma importante atividade econômica no Brasil, levando a redução do consumo da bagaceira importada de Portugal. Com o sucesso da aguardente brasileira, os portugueses, através de uma Carta Real de 13 de setembro de 1649, proibiram a fabricação e a venda da cachaça em todo o território nacional.

Indignados com as constantes cobranças de impostos aos longo dos anos e perseguidos por vender a bebida, os produtores de cachaça e proprietários dos engenhos se revoltaram no dia 13 de setembro de 1660 e tomam o poder no Rio de Janeiro por cinco meses resultando em um dos primeiros movimentos de insurreição nacional, a Revolta da Cachaça.

Revolta da Cachaça

Com o poder restituído, o movimento é repreendido com violência e o seu líder, Jerônimo Barbalho Bezerra, é enforcado e decapitado, tendo sua cabeça pendurada no pelourinho da cidade, como exemplo à população fluminense.

Todo o dia 13 de setembro se comemora o “Dia Nacional da Cachaça” como uma forma de relembrarmos os tempos de um Brasil colonial, quando a cachaça era símbolo de resistência contra a dominação portuguesa.

A data foi aprovada em outubro de 2010 pela Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados como resultado do projeto de lei do deputado Valdir Colatto (PMDB-SC).

receitas com cachaça - Banner Mapa da Cachaça
Mapa da Cachaça

Mapa da Cachaça

Somos uma referência cultural, histórica e sensorial sobre cachaça. Gosta de cachaça boa? Então siga o Mapa da Cachaça.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários

4 comentários

  1. esse dia da cachaça deveria ser mas divulgado no brasil,pois a cachaça é brasileira.

  2. Me parece que a data correta da invasão do Câmara do Rio pelos revoltosos foi na madrugada de 08 de Novembro de 1660, comandados Jerônimo Barbalho a maioria dos revoltosos tinham engenhos aqui na cidade de São Gonçalo- RJ !!!

    • Desculpe não coloquei a fonte: Dissertação apresentada no programa de pós-graduação em História da UFF – Universidade Federal Fluminense em História de Doutorado de Felipe Antônio Pereira Caetano – Niterói – 2003.

  3. Meu amigo a Revolta da Cachaça foi deflagrada em 08 de Novembro de 1660, no dia 13 de Setembro foi promulgada a Lei que proibia a venda de cachaça no Brasil pois sua venda estava prejudicando os lucros da coroa portuguesa com vinhos e Bagaceira, como também a troca de seus produtos pro escravos…. a cachaça tava arrebentando.